Skip to main content
search

As principais recomendações são:

  1. Manter um peso saudável durante a vida
  2. Ser fisicamente ativo
  3. Seguir um padrão de nutrição saudável em todas as fases da vida
  4. Evitar o consumo de álcool
  5. Medidas governamentais para acesso a saúde
  • Manter um peso saudável durante a vida
    Manter o peso dentro da faixa saudável e principalmente evitar o ganho de peso na vida adulta. Existem medidas precisas para se estimar o percentual de gordura, porém são inacessíveis para o rastreamento populacional. Sendo assim o que se utiliza como medidor ideal é o índice de massa corpórea (IMC = peso/quadrado da altura) que deve se manter entre 18-24 kg/m2
  • Ser fisicamente ativo
    Adultos: Recomenda-se 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de atividade física intensa por semana. Atingir ou ultrapassar os 300 minutos é o ideal.
  • Crianças e adolescentes: Recomenda-se 1 hora de atividade física moderada/intensa por dia.
  • Evitar: comportamento sedentário como ficar sentado ou deitado por muito tempo, assistir televisão ou outra atividade de recreação centrada em telas.
  • Seguir um padrão de nutrição saudável em todas as fases da vida

Inclui:
• Comidas com alto índice nutritivo e que ajudem a manter o peso saudável
• Variedade de vegetais: verde, vermelhos, alaranjados e legumes ricos em fibras (como ervilha e feijão)
• Frutas (especialmente inteiras e coloridas)
• Grãos integrais

Não inclui:
• Carnes vermelhas e processadas
• Bebidas açucaradas
• Alimentos processados ou produtos de grãos refinados

  • Evitar o consumo de álcool
    Quem optar por beber bebidas alcoólicas deve se limitar ao consumo de 1 dose/dia (mulheres) ou 2 doses/dias (homens).

Recomendações de ações comunitárias
Organizações públicas e privadas devem implementar medidas políticas e ambientais para o aumento do acesso a alimentos nutritivos e gerar oportunidade para a prática de atividades físicas. Dentro do possível, limitar o acesso às bebidas alcoólicas para todos os indivíduos.

Fonte: American Cancer Society Guideline for Diet and Physical Activity for Cancer Prevention, CA CANCER J CLIN 2020;0:1–27


Autores:

Portal Câncer de Mama Brasil

Portal Câncer de Mama Brasil

Dr. Eduardo Millen • Rio de Janeiro/RJ – CRM-RJ: 5263960-5
Dr. Felipe Zerwes • Porto Alegre/RS – CRM-RS: 19.262
Dr. Francisco Pimentel Cavalcante • Fortaleza/CE – CRM-CE: 7.765
Dr. Guilherme Novita • São Paulo/SP – CRM-SP: 97.408
Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho • Curitiba/PR – CRM-PR: 20.748
Dr. João Henrique Penna Reis • Belo Horizonte/MG – CRM-MG: 24.791

Close Menu