Ajudando nossos filhos a lidar com o COVID19

A pandemia obrigou nossos filhos a permanecerem em casa (todas escolas estão fechadas). Independente da idade existe uma sensação de insegurança e incerteza sendo importante que os pais saibam como podem ajudar durante este período.

Ajudando nossos filhos a lidar com o Covid19

Um texto no Medscape sugere 5 dicas para auxiliar nossos filhos a lidar com a pandemia do Novo Coronavirus:

  1. Seja honesto e explique o que está acontecendo, obviamente respeitando o nível de compreensão da criança. Filhos em idades muito diferentes podem necessitar de explicações diferentes.
  2. Limite, na medida do possível, a exposição das coberturas da mídia sobre a pandemia. Assim você pode ter algum controle sobre como as informações sobre o problema são passadas, evitando reportagens sensacionalistas ou assustadoras.
  3. Tentar manter uma rotina diária: hora do estudo, hora da brincadeira, hora da atividade física, hora de “pegar um ar fresco” (tentar sair de casa/apartamento quando possível, nem que seja para caminhar na frente do prédio por algum tempo), sempre respeitando as recomendações de não aglomeração. Deixar que eles participem das decisões da escala de horários é produtivo, dando um senso de responsabilidade.
  4. Manter a comunicação com familiares e amigos através das várias mídias disponíveis (Facetime, Skype, Zoom, Whatsapp, etc..).
  5. Confortar e fazer com que se sintam seguros neste período de incertezas. Ratificando que este esforço é necessário para a segurança de todos.

Realmente não é uma tarefa fácil, pois nós mesmos temos dúvidas do que esperar daqui para frente. Tentemos aproveitar este momento para explicar o quão importante é a solidariedade e a empatia, e como estes sentimentos podem modificar e melhorar não só o mundo que virá após a pandemia, mas a todos nós.

Autores:

Compartilhar