O BI-RADS categoriza as alterações da mama, de acordo com diversas análises, em 6 categorias, estimando a chance de uma lesão visualizada em exames de imagem ser um câncer de mama.
O que é BI-RADS?
A sigla BI-RADS vem do termo em inglês Breast Image Reporting and Data System (em português, “Sistema de Relatório de Dados de Imagens da Mama”) e é uma classificação desenvolvida pelo Colégio Americano de Radiologia (ACR) com o objetivo de padronizar os laudos dos exames de imagem da mama, que incluem a mamografia, o ultrassom e a ressonância magnética.
O manual criado propõe a organização dos laudos dos exames de imagem da mama, define a linguagem a ser utilizada e indica as conclusões radiológicas. Ao final do laudo, o médico atribuirá apenas uma categoria do BI-RADS, que pode variar de 0 a 6, baseado nos achados normais ou anormais vistos no exame.
O que significa BI-RADS 6?
A classificação BI-RADS 6 fica reservada para o paciente com o diagnóstico de câncer de mama já comprovado por biópsia e que ainda não realizou cirurgia.
Desta forma, o paciente que apresenta o diagnóstico de câncer de mama, se houver a necessidade de realizar algum exame de imagem antes do procedimento cirúrgico, seja para a avaliação da mama contralateral ou da resposta à quimioterapia neoadjuvante, ao final do laudo receberá a classificação BI-RADS 6.
Portanto, o termo BI-RADS 6 estará presente nos exames de imagem com lesão maligna já confirmada, mas que não foi completamente retirada. Ou seja, a categoria engloba tanto os pacientes que já estão em tratamento com quimioterapia com a finalidade de reduzirem a lesão, antes da cirurgia definitiva, quanto os que foram diagnosticados e não iniciaram o tratamento ainda, mas que, por alguma razão, realizaram o exame de imagem para complementação da avaliação.
—
Texto escrito por:
Dr. José Luís Esteves Francisco
CRM-SP: 60.665
Preceptor do programa de residência médica em Mastologia da faculdade de medicina De São José do Rio Preto- FAMERP
Dra. Pâmella Gomes Barbão Campelo
CRM-SP: 193550
Ginecologista e Obstetra
Residente em Mastologia pela FAMERP
Dra. Ana Luisa Ferreira e Silva
CRM-SP 199.311
Residente em Mastologia pela FAMERP