Vivemos tempos de incertezas e dúvidas. A tão esperada vacina contra COVID-19 chegou, trazendo a esperança de um retorno à normalidade. À medida que a vacinação avança, seus efeitos se tornam mais frequentes e podem ser vistos nos exames de imagem, como a mamografia.
Você conhece as repercussões da vacina contra Covid no resultado da mamografia?
O exame físico pode detectar um certo inchaço na região da axila. São os chamados linfonodos axilares, mais conhecidos como gânglios axilares. O exame de imagem (mamografia) também pode revelar essa alteração.
Outras vacinas, como por exemplo, influenza e H1N1, também podem provocar esse efeito, no entanto, como a vacina contra COVID-19 provoca uma forte resposta imunológica é de se esperar que haja um maior número de linfonodos alterados em relação a outras vacinas e que eles persistam por mais tempo.
O que é importante para o radiologista saber ao interpretar uma mamografia?
- data da aplicação da vacina
- braço (lado) em que foi administrada
- tipo de vacina
Esses dados são importantes e devem estar descritos no laudo da mamografia quando se percebe a alteração dos linfonodos.
Qual é a duração desse efeito?
Ele pode aparecer 1 dia após a vacina e persistir por mais de 1 mês. Geralmente surge 2/4 dias após a vacinação e dura em média 10 dias.
Até 6 semanas é considerado um achado benigno, não sendo necessária investigação.
E se persistir por mais de 6 semanas?
A recomendação pode ser diferente na dependência do contexto clínico da paciente:
- Pacientes em exame de rotina, devem realizar uma ultrassonografia.
- Caso a linfonodopatia encontre-se no lado oposto do braço que foi aplicada a vacina ou após 6 semanas da vacinação é recomendado um controle por imagem (ultrassonografia).
- Pacientes com diagnóstico recente de câncer ou em tratamento oncológico (quimioterapia) podem ser necessários outros exames de imagem dependendo do tipo do câncer. O oncologista e radiologista devem chegar a um consenso.
Algumas consequências da pandemia:
- Atraso no diagnóstico
- Interrupção de quimioterapia
- Cancelamento de cirurgias
Uma recomendação importante
Tanto a vacinação quanto os exames de imagem não devem sofrer atrasos. Então não deixe para depois o que pode e deve ser feito agora.
—
Texto escrito por:
Dra. Márcia Jazbik
Clínica Cavallieri