Dor nas mamas pode ser câncer?

Este é um dos sintomas mais comuns nos consultórios dos mastologistas

A dor mamária é um dos sintomas mais comuns nos consultórios dos mastologistas. O mais importante a esclarecer é que são extremamente raras as associações entre dor mamária e câncer de mama.

A dor mais frequente é conhecida como mastalgia cíclica e se caracteriza por dor na mama. Começa alguns dias antes da menstruação e melhora após a menstruação. Tem origem nas variações hormonais do ciclo menstrual e é muito raro ser necessário algum tipo de tratamento.

Existem outros tipos de dores nas mamas que podem estar associadas a infecções, inflamações ou tumores benignos / cistos volumosos.

Dores de origem extra-mamária também podem confundir as pacientes como sendo de origem mamária. Inflamações nas articulações das costelas (Síndrome de Tietze) e problemas musculares também devem ser avaliadas para se identificar a origem da dor mamária.

Para tratar, os medicamentos mais utilizados são a vitamina E e o ácido gamalinoleninco, que não demonstraram benefícios em estudos científicos quando comparados ao placebo (medicamentos de farinha, sem efeito), porém algumas pacientes apresentam melhora mesmo assim.

A recomendação é avaliar a dor mamária sempre com um médico mastologista, que poderá fazer o diagnóstico correto, afastar os riscos e propor o tratamento mais adequado, quando este for necessário.

Autores:

 

 

 

Compartilhar