Skip to main content
search
O que significa BI-RADS™ 0?

Para entendermos o que significa o BI-RADS™ 0 precisamos inicialmente entender o que significa a classificação BI-RADS™.

O BI-RADS™ consiste basicamente na padronização dos laudos dos exames de imagem das mamas (Mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância magnética das mamas).

Como funciona a classificação BI-RADS™?

Esta padronização, que já existe há vários anos e é utilizada praticamente no mundo todo, trouxe um grande avanço nos exames de imagem das mamas pois uniformizou não só a linguagem utilizada, como também a interpretação dos achados e a conduta sugerida para determinados achados. Isto facilitou a comunicação entre os médicos radiologistas e os demais especialistas que atendem as pacientes que fazem exames de rotina das mamas e/ou aquelas que tiveram ou tem câncer de mama.

O BI-RADS™ possui uma classificação que vai de 0 (zero) a 6 sendo que de modo geral, cada categoria está relacionada a probabilidade de o achado do exame corresponder a uma lesão maligna na mama.

Categoria BI-RADS™ 0

A categoria BI-RADS™ 0 significa que o exame em questão (Mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética) apresenta uma alteração, porém somente com este exame não é possível uma conclusão definitiva sobre esta alteração, sendo necessário um exame adicional. Por exemplo, caso a paciente tenha realizado uma mamografia e o resultado tenha sido classificado como BI-RADS™ 0, significa que ela terá que realizar outro exame (ultrassonografia por exemplo) para se chegar a uma definição do achado.

É importante esclarecer que um exame com resultado BI-RADS™ 0 não quer dizer que exista uma alteração significativa, mas sim que existe um achado no exame que é inconclusivo e que será necessário prosseguir na investigação com outro exame.

Em um número significativo de casos, o exame adicional realizado pode mostrar que a alteração em questão não representa nada relevante. Em outros casos, o exame adicional poderá mostrar com mais clareza que a alteração era algo relevante e que uma conduta específica deverá ser tomada (Biópsia por exemplo).

Eventualmente este exame complementar pode ser apenas uma incidência mamográfica adicional, sendo que neste caso a paciente é reconvocada para realizar incidências mamográficas específicar para o achado em questão.

Normalmente no laudo do exame está especificado qual exame adicional será necessário para elucidar o achado em questão.

Comparação com exames anteriores

Outra situação em que a classificação BI-RADS™ 0 é utilizada é quando os exames anteriores são necessários para se chegar a uma conclusão em relação ao exame atual.

A comparação com exames anteriores é muito importante na análise dos achados dos exames de imagem das mamas. Assim sendo, quando a comparação com exames anteriores é determinante na avaliação de uma alteração, o estudo atual será classificado como BI-RADS™ 0, sendo necessário comparar com os exames anteriores.

Caso a paciente não tenha mais os exames anteriores ou é a primeira vez que está realizando exames de imagem das mamas, é possível que tenha que realizar então um exame complementar para se ter uma conclusão diagnóstica.

Portanto, um exame de imagem das mamas que apresente um resultado com classificação BI-RADS™ 0 significa que alguma alteração foi observada, porém inconclusiva, sendo necessário a realização de exames complementares ou então a comparação com exames anteriores.

Texto escrito por:

Dr. Renato Leme de Moura Ribeiro

Médico Radiologista especialista em Diagnóstico por Imagem das Mamas
Integrante do Grupo de Radiologia Mamária do Hospital Israelita Albert Einstein – SP
Instagram: @renatolemedemoura

Portal Câncer de Mama Brasil

Portal Câncer de Mama Brasil

Dr. Eduardo Millen • Rio de Janeiro/RJ – CRM-RJ: 5263960-5
Dr. Felipe Zerwes • Porto Alegre/RS – CRM-RS: 19.262
Dr. Francisco Pimentel Cavalcante • Fortaleza/CE – CRM-CE: 7.765
Dr. Guilherme Novita • São Paulo/SP – CRM-SP: 97.408
Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho • Curitiba/PR – CRM-PR: 20.748
Dr. João Henrique Penna Reis • Belo Horizonte/MG – CRM-MG: 24.791

Close Menu