Skip to main content
search
Quais são as lesões benignas de mama que aparecem na biópsia de mama?

Existem muitas lesões benignas de mama que podem ser diagnosticadas no procedimento de biópsia, o qual consiste em retirada de uma pequena parte do tecido da mama para análise em microscópio por um médico patologista.

Duas das lesões benignas de mama mais comuns são os fibroadenomas e os cistos. Além disso, várias outras condições podem ser diagnosticadas na biópsia de mama, como necrose gordurosa, abscesso, galactocele e adenose esclerosante. Somente seu médico deve ser o responsável em diagnosticar estas lesões mamárias benignas.

Lesões benignas que aparecem na biópsia de mama

O que é um fibroadenoma?

Os fibroadenomas são nódulos sólidos, lisos, firmes, não cancerosos (benignos) que são mais comumente encontrados em mulheres na faixa dos 20 e 30 anos, embora possam ocorrer em qualquer idade. Eles são os nódulos benignos mais comuns em mulheres. Eles estão cada vez mais sendo vistos em mulheres na pós-menopausa que estão fazendo terapia hormonal. O nódulo é indolor, parece emborrachado e se move livremente. Você pode encontrar um você mesmo.

Os fibroadenomas variam em tamanho e podem crescer em qualquer parte do tecido mamário. Seu médico pode diagnosticar esse tipo de nódulo simplesmente sentindo-o. Entretando, ele ou ela vai querer confirmar o diagnóstico com uma mamografia ou ultrassom, biópsia e/ou aspiração com agulha fina. Às vezes, em mulheres muito jovens, o fibroadenoma não é removido. No entanto, como às vezes esses tumores aumentam com a gravidez e a amamentação, seu médico pode sugerir removê-los cirurgicamente.

O que é um cisto?

Um cisto é um “saco” cheio de líquido que se desenvolve no tecido mamário. Embora possam ocorrer em qualquer faixa etária, essas lesões benignas ocorrem mais frequentemente em mulheres entre as idades de 35 e 50 anos e são comuns naquelas que se aproximam da menopausa.

Os cistos geralmente aumentam e ficam doloridos pouco antes do período menstrual. Os cistos podem parecer macios ou duros. Quando perto da superfície da mama, os cistos podem parecer uma grande bolha, lisa por fora, mas cheia de líquido por dentro. Quando estão profundos na mama, os cistos parecerão nódulos duros porque são cobertos com tecido da mama. Seu médico pode encontrar um cisto durante um exame físico. Ele ou ela pode confirmar o diagnóstico com uma mamografia ou ultrassom. Você também pode ter uma aspiração de agulha fina que consiste em introduzir uma agulha muito fina no cisto e extrair fluido dele (aspiração). Isso também serve como tratamento para esta condição. Uma vez que o fluido é aspirado, o cisto colapsa e desaparece. Mas, os cistos podem reaparecer mais tarde, caso em que eles são simplesmente drenados novamente. Os cistos raramente são cancerosos (malignos).

O que é um abscesso?

Um abscesso mamário é uma bolsa de pus que causa inflamação e um nódulo dolorido na mama. Outros sintomas desta lesão benigna incluem febre e cansaço.

O que é necrose gordurosa?

A necrose gordurosa, também chamada de esteatonecrose, é uma condição na qual nódulos firmes, redondos e indolores, causados ​​por tecidos gordurosos degenerados e desintegrados se formam no tecido mamário. A necrose gordurosa pode ser consequência de uma contusão/trauma, cirurgia prévia e radiação de um nódulo canceroso anterior. Em alguns casos, os profissionais de saúde observarão o nódulo. Ele ou ela pode querer fazer uma mamografia antes de decidir se deve removê-lo. Esses nódulos não são cancerosos (malignos) e não aumentam o risco de câncer.

O que é galactocele (cistos de retenção de leite)?

Estas lesões benignas são massas cheias de líquido geralmente causadas por um ducto de leite bloqueado.

O que é adenose esclerosante?

A adenose esclerosante é o crescimento excessivo de tecidos nos lóbulos da mama. Embora essas alterações no tecido mamário sejam muito pequenas, elas podem aparecer nas mamografias como calcificações e podem formar nódulos. Normalmente, uma biópsia é necessária para descartar o câncer. Além disso, como a condição pode ser confundida com câncer, em alguns casos os nódulos geralmente são removidos por meio de um pequeno procedimento cirúrgico.

Conclusão

Em resumo, as lesões benignas da mama são muito comuns, e a maioria das mulheres as tem. Na verdade, a maioria das alterações mamárias são benignas. Ao contrário dos cânceres de mama, as condições benignas da mama não são fatais.

Algumas lesões benignas da mama podem causar sinais ou sintomas (como nódulos mamários, dor ou secreção mamilar), enquanto outras podem ser encontradas durante uma mamografia. Em ambos os casos, às vezes pode ser difícil distinguir o câncer de mama, então outros exames ou testes podem ser necessários para ter certeza. Neste momento é imprescindível a procura do profissional médico qualificado, por exemplo o médico mastologista, para a condução mais assertiva da lesão.

Texto escrito por:

Dr. Leonard Medeiros da Silva

Médico patologista da Oncoclínicas Precision Medicine – OCPM – Unidade São Paulo

Portal Câncer de Mama Brasil

Portal Câncer de Mama Brasil

Dr. Eduardo Millen • Rio de Janeiro/RJ – CRM-RJ: 5263960-5
Dr. Felipe Zerwes • Porto Alegre/RS – CRM-RS: 19.262
Dr. Francisco Pimentel Cavalcante • Fortaleza/CE – CRM-CE: 7.765
Dr. Guilherme Novita • São Paulo/SP – CRM-SP: 97.408
Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho • Curitiba/PR – CRM-PR: 20.748
Dr. João Henrique Penna Reis • Belo Horizonte/MG – CRM-MG: 24.791

Close Menu