Quais são os fatores de risco para o câncer de mama?

Vida moderna e mudanças no estilo de vida contribuem para aumentar o risco do aparecimento da doença

O câncer de mama é uma doença multifatorial e não há uma causa única para o seu surgimento, mas a associação de múltiplos fatores que, em combinação, contribuem para o aparecimento da doença.

O câncer de mama pode acometer qualquer mulher. Não existe um grupo específico que seja considerado fora de risco. Entretanto, diversos fatores podem contribuir para que uma determinada mulher tenha maior ou menor chance de desenvolver a doença. Alguns deles são passíveis de modificação (ambiental e comportamental) e outros não (genético).

De uma forma geral, a evolução da vida moderna e as mudanças no estilo de vida concorrem para aumentar o risco do aparecimento do câncer de mama.

Podemos constatar que os países mais desenvolvidos, com estilo de vida mais sofisticado apresentam maior incidência. Países em desenvolvimento, mais pobres e atrasados, têm incidência menor, o que mostra a diferença da frequência desse câncer no presente em relação ao passado.

Os países mais pobres refletem hábitos, comportamentos e ambientes dos países ricos de décadas atrás. Para entender de uma forma simples essa diferença, é verificar a comparação entre o estilo de vida de nossas avós quando tinham entre 30 e 40 anos e o estilo de vida da mulher de hoje na mesma faixa de idade.

Autores:
Compartilhar