Skip to main content
search

    O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer de mulheres no Brasil e no mundo. Estima-se que a cada 100 mil mulheres, 62 terão esse tipo de câncer. Mas os números de mortes podem ser minimizados e melhores tratamentos podem ser programados caso a doença seja identificada na fase inicial, quando ainda não apresenta nódulos palpáveis ou mudanças nas mamas. Nessa fase, as lesões ainda são muito pequenas e quase todas só serão identificadas nos exames de imagem. É por esse motivo que se recomenda realizar mamografia de rastreio anualmente.

    Ainda existem muitas dúvidas sobre quem e quando deve iniciar a realizar a mamografia, entre tantas outras perguntas. Selecionei as respostas para as perguntas mais frequentes relacionadas a mamografia:

    Então, com que idade devo começar a fazer mamografia?

    Todas as mulheres devem iniciar a realizar mamografia aos 40 anos segundo as orientações da Sociedade Brasileira de Mastologia.

    A mamografia é o exame de escolha para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Os estudos científicos mostraram que é o rastreio mamográfico que reduz os números de mortes, de cirurgias agressivas como as mastectomias (retirada total da mama) e complicações do tratamento. Isso porque é pela mamografia que são identificadas lesões nos estágios iniciais da doença, fazendo o diagnóstico bem no começo e assim tornando os tratamentos menos agressivos, além de possibilidade de cura muito maior.

    Mas por que fazer exames se não estou sentindo nada?

    Exatamente para detectarmos lesões tão pequeninas que ainda não são sentidas ao toque. Para esses exames realizados na busca de achados sem sintomas chamamos de rastreio. O rastreio das mamas para as mulheres da população geral deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos e para as mulheres que apresentam alto risco para o câncer de mama, são utilizadas estratégias e modalidades de imagem adaptadas, diferentes da realizada na população geral.

    Como saber se pertenço ao grupo de mulheres com alto risco?

    Mulheres com alto risco para o câncer de mama são aquelas que pertencem ao grupo de mulheres com chances maiores que a população geral em desenvolver a doença. Nesse grupo estão incluídas aquelas que:

    • tenham parentes de primeiro grau (mãe, irmãs ou filhas) com história de câncer de mama antes dos 45 anos ou com história de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário.
    • tenham parentes de primeiro grau com câncer de mama em homem (irmão, pai ou filho).
    • foram submetidas a tratamento de câncer de tórax.
    • tenha diagnóstico de alguma mutação genética, como exemplo a mutação do gene BRCA que ficou popularmente conhecido após a atriz Angelina Jolie ter detectado essa mutação.

    Por que não iniciar a fazer mamografia antes dos 40 anos?

    Ainda não existe comprovação do benefício de iniciar o rastreamento antes dos 40 anos para a população geral, além disso realizar exames desnecessários podem levar a resultados falsamente positivos gerando ansiedade para algumas mulheres. Porém, vale alertar que caso ocorra aparecimento de novos nódulos, saída de secreção pela papila (biquinho do peito), ou qualquer mudança nas mamas, o médico deve ser consultado e em alguns casos pode ser indicado mamografia, independentemente da idade da mulher.

    A melhor maneira de diagnosticar o câncer de mama precocemente ainda é a realização do rastreio mamográfico anualmente a partir dos 40 anos.

    O diagnóstico na fase inicial muda totalmente a história da doença com estratégias de tratamento mais favoráveis e com alta possibilidade de cura.

    Então se você é mulher, tem mais de 40 anos, e ainda não realizou sua mamografia esse ano, procure o seu médico para iniciar o seu rastreio e tirar qualquer outra dúvida que possa existir. Nunca é tarde! Saiba que quanto antes realizar o diagnóstico será melhor.

    Texto escrito por:

    Dra. Bruna Müller

    CRM 52906433

    E-mail: [email protected]
    Instagram: drabrunamuller

    Radiologia Mamária – INCa

    Médica Coordenadora da Mamografia da Clínica Felippe Mattoso Médica Radiologista do Hospital Américas – Health United Group

    Portal Câncer de Mama Brasil

    Dr. Eduardo Millen • Rio de Janeiro/RJ – CRM-RJ: 5263960-5
    Dr. Felipe Zerwes • Porto Alegre/RS – CRM-RS: 19.262
    Dr. Francisco Pimentel Cavalcante • Fortaleza/CE – CRM-CE: 7.765
    Dr. Guilherme Novita • São Paulo/SP – CRM-SP: 97.408
    Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho • Curitiba/PR – CRM-PR: 20.748
    Dr. João Henrique Penna Reis • Belo Horizonte/MG – CRM-MG: 24.791

    Close Menu