Skip to main content
search
A mamografia causa câncer?

A mamografia é o principal exame para chegar ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Ela é realizada através de um raio-X das mamas na qual são obtidas imagens de alta qualidade e que permitem identificar lesões suspeitas ainda em fases iniciais da doença. O risco de desenvolver qualquer tipo de câncer decorrente da exposição à radiação durante a mamografia é desprezível, sendo um exame completamente seguro.

Por que devo fazer a mamografia?

É considerada o principal exame para diagnosticar precocemente o câncer de mama. Estudo controlados demonstraram que os exames, quando realizados rotineiramente, são capazes de reduzir a mortalidade por câncer de mama em 35 a 40%.

Quando o câncer de mama é diagnosticado em fases iniciais pode ser curável em até 98% dos casos, além disso, diagnosticar a doença precocemente muitas vezes evita a retirada total dos seios.

Quando devo fazer a mamografia

Deve ser realizada anualmente após os 40 anos. Em casos especiais pode haver necessidade de realizar o exame antes desta faixa etária e com intervalos mais curtos.

Devo usar o protetor de tireoide ao fazer a mamografia?

Não há risco de desenvolver qualquer tipo de câncer, nem de mama nem em outro órgão, decorrente da exposição à radiação durante a mamografia. A dose de radiação recebida na tireoide durante a mamografia é menor que 1% da dose recebida pela mama, ou seja, a radiação na tireoide é considerada desprezível e, por este motivo, não está indicado o uso de protetores de tiroide durante o exame.

Tenho nódulos na tireoide, posso fazer a mamografia?

A presença de nódulos na tireoide, benignos ou malignos, não contraindicam a realização da mamografia.

Conclusão

O câncer de mama é o câncer mais comum na população feminina. Quando diagnosticado precocemente pode ser curável em 98% dos casos e a mamografia é a principal ferramenta para se fazer o diagnóstico precoce. É considerada um exame seguro, não havendo qualquer relação com o surgimento de qualquer tipo de câncer e deve ser realizada anualmente após os 40 anos de idade.

Texto escrito por:

Dra. Maria Leticia Leone Rocha
Dr. Jairo Luis Coelho Junior
Dra. Lucienne Lima Vianna
Dra. Ana Paula Reiss de Araujo Dias Gomes

Médicos do Serviço de Radiologia Mamária do Hospital Mater Dei

Portal Câncer de Mama Brasil

Portal Câncer de Mama Brasil

Dr. Eduardo Millen • Rio de Janeiro/RJ – CRM-RJ: 5263960-5
Dr. Felipe Zerwes • Porto Alegre/RS – CRM-RS: 19.262
Dr. Francisco Pimentel Cavalcante • Fortaleza/CE – CRM-CE: 7.765
Dr. Guilherme Novita • São Paulo/SP – CRM-SP: 97.408
Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho • Curitiba/PR – CRM-PR: 20.748
Dr. João Henrique Penna Reis • Belo Horizonte/MG – CRM-MG: 24.791

Close Menu