Próteses mamárias são retiradas do mercado

Órgão americano de controle de produtos médicos recomendou que empresa Allergan fizesse “recall” de alguns implantes relacionados a tipo raro de linfoma

Esta semana, o FDA, órgão de controle Americano de produtos médicos, recomendou que a empresa Allergan fizesse um “recall” de alguns tipos de próteses mamárias que foram relacionadas a um tipo raro de linfoma (anaplasia de grandes células ou BIA-ALCL). A empresa acatou a recomendação retirando do mercado mundial todos os implantes do tipo BIOCELL. Estes implantes possuem uma textura (cobertura) específica que podem estar relacionados ao risco de aparecimento deste incomum tipo de câncer.

Previamente em 2019, o FDA havia feito uma reunião sobre o assunto, não tendo lançado recomendações específicas, a não ser orientar as pacientes sobre o risco de cada marca antes de decidir qual implante escolher. Agora, houve uma atualização de número de casos no mundo que motivou esta nova atualização: cerca de 573 casos no mundo e 33 mortes. Destes casos, 481 foram associados a esta marca específica da Allergan.

Vale salientar que nem toda protese texturizada necessariamente está relacionada a este linfoma, assim como proteses lisas (sem textura) onde o aparecimento é muito raro. Ainda, pacientes que atualmente possuem este tipo de implante Allergan não necessitam, obrigatoriamente, retirar ou trocar seus implantes imediatamente, pois o risco é considerado baixo. Sugerimos, neste cenário, uma discussão caso a caso com mastologista antes de decidir.

Os tipos de implantes que foram recolhidos do mercado:
– Próteses Natrelle 410 com alta coesão
– Natrelle Inspira
– Expansores provisorios Natrelle 133
Lembrar que os principais sinais e sintomas relacionados ao linfoma: seroma (líquido ao redor das proteses), endurecimento das mamas (contratura da capsula) ou mesmo nódulos palpáveis ou visto através de exames de imagem na cápsula são os mais comuns. Uma investigação apropriada deve ser feita quando houver suspeita.

Autores:
Compartilhar