A Fisioterapia e o Câncer de Mama

Você sabia que a fisioterapia também atua no tratamento do câncer de mama? Sim, o tratamento cirúrgico mamário, mesmo sendo de baixo risco de complicações, requer cuidados físico funcionais realizados pelo fisioterapeuta especializado.

A fisioterapia e o câncer de mama

A atuação da fisioterapia inicia, sempre que possível, ainda no pré-operatório. Através de uma avaliação detalhada pode-se saber se a paciente já teve algum problema prévio a cirurgia no ombro do mesmo lado operado e orientar a mesma sobre como será o tratamento fisioterapêutico.

A escolha do sutiã adequado, o posicionamento mais confortável possível e as trocas de posturas no leito (pós-operatório inicial), as orientações quanto a recuperação dos movimentos do braço do lado da mama operada (por vezes limitada), os cuidados com a pele e com a cicatriz, a melhora na qualidade de vida e o retorno as atividades cotidianas, como ao trabalho, são algumas das funções da fisioterapia no pós-operatório de mama.

É muito importante que o fisioterapeuta saiba qual será o tratamento complementar que a paciente irá fazer, se quimioterapia antes ou depois da cirurgia, se radioterapia ou ambos, assim como, qual a abordagem cirúrgica que a paciente realizou, para poder então, orientar, minimizar, tratar e prevenir as possíveis complicações.

Dentre as complicações mais comuns estão o seroma, as alterações posturais e de sensibilidade, dor, a síndrome da rede axilar (SRA), alterações cicatriciais, neuropatias, escápula alada, linfedema.

Todas elas têm tratamento e resoluções, sempre que necessário.

O estímulo de manter ou acrescentar uma atividade física na rotina da paciente no momento adequado e respeitando o tratamento oncológico, faz toda diferença na vida da paciente, diminuem alguns sintomas como as dores articulares e mantem o peso corporal, fator importante na prevenção do linfedema, por exemplo.

A fisioterapia engloba uma série de recursos manuais, eletroterapêuticos e intervenções que visam melhorar em todos os aspectos a funcionalidade e a qualidade de vida da paciente com câncer de mama.


Autores:

  • Ft. Fernanda Alaite Zambelli – São Paulo/SP – CREFITO 47.047F
    Especialista em Oncologia
    Consultório:
    Rua: Dona Adma Jafet 74 cj 140.
    Bela Vista. São Paulo.
    Telefone: (11) 2924-3402
    (11) 97248-4060.
  • Ft. Alessandra Tessaro – Porto Alegre/ RS – CREFITO 45.237F
    Especialista em OncologiaConsultório:
    Rua: Ramiro Barcelos, 910/ 11andar
    Moinhos de Vento. Porto Alegre
    Telefone: (51) 3314 3696
    (51) 996498018
Compartilhar