Fernanda

Eu venci o Câncer de Mama!

Fernanda - 48 anos

Em maio de 2020 fui diagnosticada com câncer de mama.

A descoberta foi através de exame de rotina (mamografia) . Ao fazer o exame a médica me disse que eu estava com um caroço no seio direito, e me orientou a procurar um mastologista. Como já tinha um médico de confiança, agendei uma consulta e fui até o consultório.

Ao ver o resultado da mamografia o médico me sugeriu uma que fizesse uma biópsia. Concordei em fazer o exame e  após alguns dias, ao  sair o resultado, fiquei sabendo que estava com um Carcinoma Invasivo.  Confesso que foi um susto muito grande, mas naquele momento, resolvi levantar a cabeça e enfrentar a batalha, confiante de que no final de tudo eu estaria curada.

Uma semana após a descoberta, fiz a cirurgia, retirando somente o quadrante. Após 20 dias da cirurgia, iniciei 12 sessões de quimioterapia e posteriormente, mais 15 sessões de radioterapia.

Logo após o início do tratamento, meus cabelos começaram a cair e os efeitos colaterais começaram a surgir; enjôo, fadiga e mal estar, mas nada que eu não pudesse suportar. Em nenhum momento eu me entreguei, o tempo todo eu buscava pensar que esse processo teria um final e eu sairia fortalecida. Sempre estive confiante e busquei seguir a minha rotina de vida normalmente. Continuei trabalhando, estudando e fazendo todas as minhas atividades diárias.

Hoje me sinto uma mulher mais forte, e descobri em mim uma força que até então eu não imaginava ter.

Para vocês que descobriram a doença agora, não se desesperem. Hoje a medicina está muito avançada e os tratamentos não são tão agressivos, e têm na maioria das vezes um resultado satisfatório. Encarem este processo como mais uma lição de vida e que tudo que passamos tem um começo meio e fim.

Fernanda, 48 anos (nome fictício)

Compartilhar