Helena D’Angelo Bircak

Eu venci o Câncer de Mama!

Helena D'Angelo Bircak

Minha relação com o Câncer de mama, deu se em dois momentos da minha vida. Em 2014, aos 31 anos, e mais recente em 2019, aos 7 meses da minha primeira gestação.

No final de 2013, percebi um nódulo palpável na minha mama direita. Fiz exame de Ultrassom, e o resultado foi sugestivo a Carcinoma. Nesse momento, vieram as primeiras dúvidas e incertezas do que aconteceria. Segui fazendo outros exames, Mamografia, Biopsia ,Ressonância Magnética, e então o diagnóstico: Câncer de mama; Carcinoma Invasivo ,Triplo negativo.

Em Março de 2014 iniciei o tratamento com quimioterapia, foram 16 sessões ao longo de 6 meses….sentia muita nausea, fadiga e queda total do cabelo. Ao final o tumor regrediu exponencialmente.

Em Outubro de 2014 segui para a esperada cirurgia, sentia medo do desconhecido, mas sempre com pensamento positivo! Dia treze de outubro, um dia após meu aniversário, não poderia ter recebido melhor presente!
Foi feito uma Adenomastectomia Bilateral, e colocada Prótese Mamária na mesma cirurgia. Houve resposta completa ao tratamento e ausência total do tumor. O pós operatório, foi bem doloroso mas a fisioterapia foi essencial nesse momento, ajudou na prevenção de Linfedema e restauração da amplitude de movimento do meu braço.

Em Janeiro de 2015, segui para 30 sessões de radioterapia. A pele sofreu uma queimadura local leve ao longo do processo, e que era esperado. Desde então estou em acompanhamento Oncológico, exames de rotina e com alta para engravidar.

Em 2019, grávida da Maria Luiza, no sétimo mês de gestação, fazendo Auto Exame da mama, percebi um nódulo pequeno, conversei com minha Obstetra, que logo solicitou um exame de Ultrassom. O resultado foi sugestino Carcinoma.
Nesse momento segui com meu Mastologista para continuarmos a investigação, até receber o diagnóstico: Tumor Triplo Negativo na região do prolongamento axilar direito. Era uma recidiva do câncer de 2014.
Foi uma notícia bem difícil….em um momento tão especial da minha vida que jamais poderia imaginar.

Em Dezembro fizemos a cirurgia para fazer a ressecção do tumor. Minha obstetra acompanhou, pois havia uma pequena chance da minha filha nascer pré matura, e felizmente não aconteceu!

Maria Luiza nasceu em Janeiro de 2020, vivenciei o Puerpério por 40 dias. Logo iniciei a Quimioterapia, foram quatro sessões a cada 21 dias, depois seguimos para 25 sessões de radioterapia.

Tudo o que eu mais queria ao longo do tratamento era ficar curada, me sentir bem, com disposição , e finalmente conseguimos!!

Hoje sigo somente em acompanhamento médico e com um rotina de vida normal.

Serei eternamente grata a TODOS envolvidos nessa caminhada…. equipe médica, família e amigos!

Acreditem, é possível vencer o Câncer de Mama!

Helena D’Angelo Bircak

Compartilhar