Claudete Rodrigues Cano

Eu venci o Câncer de Mama!

Claudete Rodrigues Cano

Meu nome é Claudette e tenho 82 anos de idade e gostaria de registrar minha experiência, após o diagnóstico de câncer de mama.

Devido alguns problemas de saúde do meu Esposo, priorizei os cuidados com a saúde dele, por 6 anos deixei de realizar meus exames preventivos.

Após insistência da minha Filha, resolvi atualizar os meus exames e a pedido da minha Médica Geriatra, também realizei o exame de mamografia. Após avaliar as imagens Ela solicitou uma ultrassonografia das mamas, confirmando a suspeita, fui diagnosticada com carcinoma invasivo na mama direita. Apesar do choque inicial da noticia, sempre procurei me manter com pensamentos positivos e com a certeza que venceria mais este obstáculo.

É importante ressaltar que a localização do carcinoma, atrás do mamilo, e por Eu não ter nenhum sintoma, dificultou o diagnóstico no primeiro exame.

Após consulta com o Médico Mastologista e uma biópsia, em Janeiro de 2016 foi realizada a quadrantectomia na mama direita, não sendo necessário realizar a retirada da mama.

Considerei a radioterapia a parte mais difícil do tratamento, pois foram 19 sessões diárias. Surgiram irritação e vermelhidão na região do tratamento, causando enorme desconforto, que foi superado com frequentes hidratações, também sentia desanimo e cansaço excessivo.

Conforme relatado anteriormente às sessões de radioterapia contribuíram psicologicamente para Eu superar o momento, pois tive a oportunidade de conhecer pessoas com problemas mais sérios do que o meu e que transmitiam Força e Esperança.

Durante 4 anos faço uso de um medicamento, ministrado por via oral, além dos exames periódicos de mamografia.

A principio estou no final do tratamento com este remédio.

Atualmente me sinto uma vencedora, pois encontrei forças com o apoio da minha Família e dos Profissionais que tanto me ajudaram. Retomei meu trabalho na área da confeitaria, isso também me ajuda a ter ânimo e alegria de viver.

Enfrentar o câncer nos torna pessoas mais fortes e nos dá a certeza que somos capazes de enfrentar as dificuldades da vida, quando se tem a mente em Equilíbrio e a Fé em Deus.

Compartilhar