Monica Regina Alves Motta

Eu venci o Câncer de Mama!

Monica Regina Alves Motta

Meu nome é Monica Motta, tenho 43 anos, e tive o diagnóstico de Câncer de Mama com 39. Na época minha filha mais velha estava com 2 anos e meio e a mais nova com 1 ano.

A sensação ao abrir meu exame de mamografia foi de que eu havia caído em um buraco e não havia mais chance de sair de lá. Chorei muito, me desesperei. Mas aos poucos ouvindo meu mastologista e minha oncologista, comecei a perceber que o cenário não era assim tão aterrorizante, que eu teria sim chances de sobreviver, de me curar e de ver minhas filhas crescerem!

‘Meu tratamento iniciou com quimioterapia e imunoterapia, foram alguns meses muito difíceis, onde tive algumas intercorrências, e fiquei por 3 vezes internada. Meus cabelos caíram, fiquei magra e abatida, mas sempre mantive um sorriso no rosto e muita fé no coração.

Depois veio uma cirurgia onde retirei as duas mamas, preservando apenas os mamilos. Fiz aniversário uma semana após a cirurgia e brinco que as próteses de silicone foi o melhor presente de 40 anos que recebi… O resultado ficou muito bom!

Alguns meses depois, tive que fazer ainda a radioterapia, que considerei algo bem tranquilo.

Diante de tudo isso, de tantos medos e também de tanta coragem, percebi o quanto de aprendizado veio junto. Parece até clichê, mas a verdade é que aquele sentimento inicial de “por quê comigo?”, se transformou em “muito obrigada por tudo”, porque o sofrimento me trouxe muitas coisas boas! Me sinto mais viva do que nunca, mais capaz, mais feliz, mais inteira!

Tive uma recidiva ano passado (dois anos após o primeiro diagnóstico), passei por nova cirurgia e no momento estou fazendo terapia anti-hormônio e imunoterapia. Me sinto bem, e estou curada!

O importante é sempre se manter atenta, sob os cuidados dos médicos de sua confiança e ter em mente que os recursos melhoram a cada ano. Temos sempre condições de superar e vencer! 💪🏼💜

Com carinho,
Monica.

Compartilhar