Direitos do paciente com câncer: serviço de reabilitação profissional

Serviço da Previdência Social que oferece aos segurados incapacitados para o trabalho meios de readaptação profissional para retornar ao mercado de trabalho

É um serviço da Previdência Social que tem por objetivo oferecer aos segurados incapacitados para o trabalho (por motivo de doença ou acidente) os meios de reeducação ou readaptação profissional para seu retorno ao mercado de trabalho.

No que consiste a reabilitação?

O serviço compreende o atendimento feito por equipe de médicos, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, fisioterapeutas e outros profissionais. A reabilitação profissional é prestada também aos dependentes, de acordo com a disponibilidade das unidades de atendimento da Previdência Social.

A Previdência Social poderá fornecer aos segurados recursos materiais necessários à reabilitação profissional, incluindo próteses, órteses, taxas de inscrição em cursos profissionalizantes, instrumentos de trabalho, implementos profissionais, auxílio-transporte e auxílio-alimentação.

Após a conclusão do serviço de reabilitação profissional, a Previdência Social emitirá certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado profissionalmente.

Existe período de carência para ter direito a reabilitação?

Não há prazo mínimo de contribuição para que o segurado tenha direito à reabilitação profissional.

Para mais informações acesse: www.previdenciasocial.gov.br

Autores:

Manuela Millen

Daniel Chiesse