Skip to main content
search
Tratamento de metástase cerebral do câncer de mama

No dia 11 de dezembro, no Simpósio de San Antonio, foi apresentado o estudo HER2CLIMB. O objetivo do estudo foi avaliar a combinação de uma nova medicação denominada Tucatinib (classe de droga denominada Inibidor de Tirosina quinase -TKI em inglês) com outras duas medicações: trastuzumabe (anticorpo monoclonal anti-HER2) e capecitabina (quimioterapia) versus o mesmo esquema (trastuzumabe + capecitabina) com placebo (medicação sem eficácia) em mulheres com metástase à distância, com tumores do tipo HER2 positivos, que já tivessem “falhado” (tumor cresceu) a outras terapias anti-HER2.

Cerca de metade das 612 pacientes do estudo apresentavam metástases cerebrais. O tumor do tipo HER2 positivo tem como uma de suas características um percentual mais elevado de metástases cerebrais do que os outros tipos tumorais. Infelizmente, até o presente momento, as drogas utilizadas para tratar estes tumores não conseguiam alcançar o alvo, devido à uma “barreira natural” denominada barreira hematoencefálica, que existe para protejer nosso sistema nervoso central de substâncias potencialmente nocivas presentes no sangue. As drogas anti-HER2, usualmente muito efetivas, não conseguem transpor esta barreira.

O estudo demonstrou que a adição de Tucatinib aumentou o tempo livre de progressão da doença, assim como a sobrevida global das pacientes, mesmo naquelas com metástases cerebrais.

Provavelmente será o novo padrão de tratamento em pacientes metastáticas (com metástase cerebral ou não) que falharam aos outros tipos de terapia anti-HER2 (trastuzumabe, pertuzumabe e T-DM1).

Uma grande notícia para a comunidade científica e, principalmente, para as pacientes em geral.

Autores:

Portal Câncer de Mama Brasil

Portal Câncer de Mama Brasil

Dr. Eduardo Millen • Rio de Janeiro/RJ – CRM-RJ: 5263960-5
Dr. Felipe Zerwes • Porto Alegre/RS – CRM-RS: 19.262
Dr. Francisco Pimentel Cavalcante • Fortaleza/CE – CRM-CE: 7.765
Dr. Guilherme Novita • São Paulo/SP – CRM-SP: 97.408
Dr. Hélio Rubens de Oliveira Filho • Curitiba/PR – CRM-PR: 20.748
Dr. João Henrique Penna Reis • Belo Horizonte/MG – CRM-MG: 24.791

Close Menu